O projeto Coorte de Universidades MinEiras (CUME) nasceu da experiência dos professores Josefina Bressan, Helen Hermana Miranda Hermsdorff e Adriano Marçal Pimenta como pesquisadores do estudo Seguimiento Universidad de Navarra (SUN), que é desenvolvido na Espanha e cujo o propósito é analisar a influência da dieta mediterrânea em desfechos de saúde.


Assim, em decorrência da carência de estudos longitudinais no Brasil que avaliassem o impacto do padrão alimentar brasileiro, de grupos de alimentos e fatores dietéticos específicos no desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), os professores elaboraram o projeto CUME com o objetivo de contribuir para o preenchimento nesta lacuna do conhecimento científico.


Os participantes do projeto CUME são egressos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 


A coleta de dados para a linha de base contempla um questionário auto-respondido (Q_0), criado em ambiente virtual, procedimento que também será empregado para os questionários de seguimento que serão aplicados a cada dois anos. Em 2018, foi enviado o primeiro questionário de seguimento (Q_2) aos participantes que responderam ao questionário da linha de base (Q_0) em 2016.


Esperamos contar com a participação ativa dos ex-alunos, firmando uma parceria de compromisso e de solidariedade para o sucesso do projeto CUME.