Sala de Imprensa

SEGUNDA DEFESA DE TESE DO PROJETO CUME NO ANO DE 2020

Aconteceu no dia 10/11 a defesa de tese de Katiusse Resende Alves intitulada: "Grau de processamento de alimentos, alterações da pressão arterial e incidência de hipertensão em adultos da Coorte de Universidades Mineiras (CUME)". Devido as atuais regras de distanciamento social, sua defesa aconteceu de forma 100% online. Seu trabalho foi desenvolvido no programa de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais sob orientação do professor Dr. Adriano Marçal Pimenta.

DEFESA DE DISSERTAÇÃO ONLINE COM DADOS DO PROJETO CUME

No dia 27/08/2020, a (agora mestre) Hilary Coletro defendeu sua dissertação de mestrado intitulada "Associação entre o consumo de polifenóis e hipertensão arterial sistêmica em participantes da Coorte de Universidades Mineiras (Projeto CUME)" sob orientação da professora Júlia Carraro do programa de pós graduação em Saúde e Nutrição da UFOP.

TESE DEFENDIDA 100% ONLINE DURANTE A PANDEMIA

No dia 27/03 aconteceu a primeira defesa de doutorado do CUME 100% online. A Doutora Lílian Lélis Lopes defendeu a tese intitulada: "Consumo de lipídeos e suas fontes: associação com síndrome metabólica e ganho e peso (Projeto CUME)", sob orientação da professora Drª Helen Hermana M. Hermsdorff da UFV.

MESTRADO DEFENDIDO COM DADOS DO PROJETO CUME

Em 04/03/2020 ocorreu a defesa da dissertação de mestrado de Fátima Costa de Oliveira. Sob orientação da Professora Júlia Carraro da UFOP a dissertação intitulada de “Associação de componentes dietéticos relacionados à inflamação e à microbiota intestinal com a prevalência de depressão em egressos universitários (Projeto CUME)" utilizou dados da coorte CUME.


MESTRADO DEFENDIDO COM DADOS DO PROJETO CUME

Em 28/02/2020, Thaís Sabião defendeu sua dissertação, na Universidade Federal de Ouro Preto, intitulada "Capacidade antioxidante da dieta e hipertensão entre fumantes e não fumantes egressos das universidades mineiras", sob orientação da professora Aline Silva Aguiar e coorientação da Professora Júlia Cristina Cardoso Carraro.

PRIMEIRA DEFESA DO ANO DE 2020

No dia 18/02/2020 ocorreu, na Universidade Federal de Ouro Preto, a defesa da dissertação de mestrado de Ana Carla Alcantara intitulada "Fatores associados à inatividade física e ao comportamento sedentário em egressos de universidades mineiras". Ana Carla utilizou dados do projeto CUME para a construção da sua dissertação e foi orientada pela professora Adriana Meireles.

PROJETO CUME LANÇA CANAL NO YOUTUBE

Agora o Projeto CUME tem um canal ara discutir nossos dados e outros assuntos científicos de maneira bastante didática.

E as novidades não param por aí!!! Assista o primeiro vídeo e descubra o que mais podemos esperar para a próxima onda de coleta de dados em 2020!

https://www.youtube.com/watch?v=cqhbOef2zkY&t=19s

EQUIPE DO PROJETO CUME FAZ DIVULGAÇÃO NA ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS NA UFV

O Projeto CUME foi divulgado nos dias 13 e 14 de dezembro durante a entrega dos convites para o baile dos ex-alunos da UFV.



TESE DEFENDIDA COM DADOS DO PROJETO CUME

Na manhã do dia 29 de outubro o aluno de Doutorado Luís Paulo Souza e Souza defendeu sua Tese intitulada "Consumo de bebidas alcoólicas e excesso de peso em adultos da linha de base da Coorte de Universidades Mineiras (CUME), Brasil". O trabalho foi orientado pelo Professor Adriano Marçal Pimenta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A banca examinadora foi composta pelos professores Rafael Moreira Claro (UFMG), Carla Silvana de Oliveira e Silva (UNIMONTES), Ísis Eloah Machado (UFMG) e Fernando Luiz Pereira de Oliveira (UFOP), membro da Equipe CUME.

A Equipe CUME parabeniza o Luis Paulo e todos os envolvidos no Projeto.

DISCIPLINA PARA ANÁLISE DE DADOS APLICADA AO PROJETO CUME É MINISTRADA NA UFOP

As alunas em estágio pós doutoral do Projeto CUME, Ana Luiza Gomes Domigos e Aline Elizabeth da Silva Miranda, ministraram na última semana (12 a 16 de agosto) a disciplina "Tópicos Especiais em Saúde e Nutrição: Análise de dados aplicada ao Projeto CUME" na Universidade Federal de Ouro Preto, uma das instituições participantes do nosso estudo

Alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação em Saúde e Nutrição (PPGSN) participaram desta parceria entre as Universidades Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais (UFMG) e de Ouro Preto (UFOP)

PROJETO CUME É APRESENTADO EM EVENTO NACIONAL

Entre os dias 29 de julho e 02 de Agosto, acontece em Cuiabá (MT) a 64ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras) e 18º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica (SEAGRO) com o tema "Estatística e Biotecnologia"

No evento, o Professor Adriano Pimenta participou da Mesa Redonda "Estatística em Saúde", apresentando a palestra intitulada "O uso da estatística em estudos epidemiológicos: a experiência do projeto “Coorte de Universidades Mineiras (CUME)"

DISSERTAÇÃO DEFENDIDA COM DADOS DO PROJETO CUME

No dia 30 de julho de 2019 a mestranda Jéssica Bevenuto Mattar, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição da Universidade Federal de Viçosa, defendeu sua Dissertação de Mestrado intitulada: "Características individuais e ambientais relacionadas ao consumo de alimentos ultraprocessados (Projeto CUME)" sob orientação da Professora Josefina Bressan e coorientação da Dra. Ana Luiza Gomes Domingos, da Professora Helen Hermana M. Hermsdorff e do Professor Fernando Oliveira

Em breve seus resultados serão publicados e, assim, o Projeto CUME vai contribuindo com a ciência e com a sociedade A Equipe CUME parabeniza a, agora Mestre, Jéssica e todos os envolvidos no projeto

BALANÇO GERAL DA PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE CUME NO IV CONGRESSO NACIONAL DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO (CONAN 2019)

Na última semana, de 27 a 31 de maio, aconteceu na cidade de Ouro Preto, MG o IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição e a Equipe do Projeto CUME participou, em peso, das atividades desenvolvidas no evento.

Ao todo, foram 12 trabalhos apresentados com dados do nosso estudo (seis na forma oral e seis no formato de pôster), dos quais um recebeu menção honrosa. Todas essas apresentações, além de divulgar nosso trabalho, nos forneceram um feedback para que possamos melhorar ainda mais o nosso estudo.

Além disso, a Professora Josefina Bressan apresentou a metodologia adotada para a coleta de dados de consumo alimentar em uma rica mesa redonda, ampliando ainda mais a visibilidade e credibilidade do nosso estudo.

E, para fechar com chave de ouro, o momento foi oportuno para que uma reunião de toda a Equipe CUME acontecesse. Na ocasião, membros novos foram apresentados e direcionamentos futuros discutidos.

A partir de agora, nossa Equipe empenhará ainda mais esforços no projeto, visto que em breve teremos mais uma onda de avaliação da nossa Coorte.

Portanto, fiquem ligados aqui na nossa página que muitas novidades serão divulgadas aqui para vocês.

PROJETO CUME RECEBE MENÇÃO HONROSA EM EVENTO NACIONAL

Na cerimônia de encerramento do IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição o trabalho "Relação inversa entre horas de sono e excesso de peso em brasileiros graduados (Projeto CUME)" de autoria da mestranda Jéssica Mattar, sob orientação da Professora Josefina Bressan e co-autoria dos professores Helen Hermana M. Hermsdorff e Adriano Pimenta, além da Doutora Ana Luiza Gomes Domingos foi premiado como o melhor trabalho apresentado na forma de pôster.

Essa premiação nos mostra, mais uma vez, a relevância do Projeto CUME para a ciência e população brasileira.

METODOLOGIA DO PROJETO CUME É APRESENTADA EM EVENTO NACIONAL

Na manhã de hoje, a Coordenadora do Projeto CUME, Josefina Bressan, participou da Mesa Redonda "Uso de dados secundários na pesquisa em nutrição" no IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição, juntamente com os professores Rafael Moreira Claro (UFMG) e Eliseu Verly Júnior (UERJ).

Em sua fala, ela explicou os métodos utilizados para a coleta de dados do estudo CUME, por meio da palestra intitulada "Avaliação online do consumo alimentar e sua associação com as doenças não transmissíveis: Projeto CUME".

A mesa redonda foi uma excelente oportunidade para a divulgação do nosso Projeto, além de ter proporcionado uma rica discussão sobre os métodos de coleta e uso dos dados referentes ao consumo alimentar.

DADOS DO PROJETO CUME CONTINUAM SENDO APRESENTADOS EM CONGRESSO NACIONAL

Dando continuidade aos trabalhos da Equipe CUME no IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição (IV CONAN), no dia 30/05/2019, a mestranda da UFV Jéssica Mattar (foto 1) apresentou seu trabalho intitulado "Número de refeições por dia e hábito de tomar desjejum estão inversamente relacionados com o excesso de peso em graduados brasileiros (Projeto CUME)" e a mestranda da UFOP Fátima Costa de Oliveira apresentou seu trabalho intitulado "Associação entre o consumo de pré e probióticos e o diagnóstico de depressão em voluntários do Projeto CUME".

No último dia do IV CONAN, outros quatro trabalhos com dados do Projeto CUME foram apresentados:

- Foto 3: Relação inversa entre horas de sono e excesso de peso em graduados brasileiros (Projeto CUME), apresentado pela mestranda Jéssica Mattar.

- Foto 4: Consumo alimentar segundo o grau de processamento e síndrome metabólica em participantes do Projeto CUME, apresentado pela Doutora Aline Elizabeth da Silva Miranda.

- Foto 5: Consumo alimentar, estilo de vida e excesso de peso mulheres graduadas (Projeto CUME), apresentado pela nutricionista Tatiana Zappa.

- Além do trabalho intitulado "Ingestão de vitamina D e cafeína estão associados à síndrome metabólica e seus componentes individuais", apresentado por Kátia Fernandes.

PROJETO CUME É DIVULGADO EM APRESENTAÇÕES ORAIS NO IV CONGRESSO NACIONAL DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO

No dia 28/05/2019, o CUME contou com a apresentação de três projetos de pesquisa apresentados no I Congresso de Pós-Graduação de Alimentação e Nutrição, evento que compõe o IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição.

A mestranda Thais da Silva Sabião (foto 1) apresentou o projeto intitulado "Comparação entre os padrões alimentares, índice de fitoquímicos e capacidade antioxidante da dieta de fumantes e não fumantes egressos das universidades mineiras e sua associação à hipertensão", a mestranda Ana Carla de Alcântara (foto 2) o projeto intitulado "Inatividade física e comportamento sedentário dos egressos das universidades mineiras" e a mestranda Fátima Costa de Oliveira (foto 3) apresentou o projeto intitulado "Associação do hábito alimentar brasileiro com a prevalência de depressão: vias inflamatórias e da microbiota intestinal".

No dia seguinte, a Doutora, em estágio pós doutoral, Aline Elizabeth da Silva Miranda (foto 4) apresentou o trabalho intitulado "Padrões alimentares de adultos graduados (Projeto CUME)" e a aluna de doutorado Lilian Lelis (foto 5) apresentou o trabalho "Consumo de ácidos graxos saturados e excesso de peso em brasileiros graduados (Projeto CUME)".

O trabalho "Consumo de energia e nutrientes de participantes da Coorte de Universidades Mineiras (CUME) a partir de questionário de frequência de consumo alimentar e recordatório alimentar de 24 horas" foi apresentado pela Doutora Aline Elizabeth da Silva Miranda (foto 6), no dia 30/05/2019. Este foi o último trabalho do Projeto CUME apresentado na forma oral no evento.

TRABALHO COM DADOS DO PROJETO CUME RECEBE MENÇÃO HONROSA EM EVENTO CIENTÍFICO

No último sábado (18/05), o trabalho intitulado "Consumo de ovos e síndrome metabólica em brasileiros graduados (Projeto CUME)" de autoria da Mestre Arieta Gualandi, sob orientação da Professora Helen Hermana M. Hermsdorff e colaboração de Josefina Bressan, Adriano Pimenta, Lílian Lelis e Tatiana Zappa foi apresentado, sob a forma de pôster, na II Jornada de Atenção à Saúde Cardiovascular, promovida pelo Programa de Atenção à Saúde Cardiovascular da Universidade Federal de Viçosa (PROCARDIO - UFV).

Ao final do evento, o mesmo foi anunciado como o melhor trabalho apresentado no evento, na forma de pôster, categoria pesquisa e área temática de saúde pública.

A Equipe CUME parabeniza os autores do trabalho!

Mais uma vez podemos ver a qualidade e importância do nosso estudo para a ciência e a população brasileira.

MAIS UMA DISSERTAÇÃO DEFENDIDA COM OS DADOS DO PROJETO CUME

A Mestre Thais Moreira Nascimento Lima defendeu recentemente sua dissertação intitulada: "Capacidade dos índices antropométricos e de obesidade central para identificação de participantes com alto risco cardiovascular em longo prazo na Coorte de Universidades Mineiras (CUME)" sob orientação do Professor Adriano Marçal Pimenta, pela Universidade de Minas Gerais (UFMG).

A Equipe CUME parabeniza a Thais e todos os envolvidos no projeto.

SEGUNDA DEFESA DE DOUTORADO COM DADOS DO PROJETO CUME

No dia 22/02/2019, a doutoranda Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição da Universidade de Viçosa, Ana Luiza Gomes Domingos, defendeu com muita segurança e propriedade, a sua Tese de Doutorado intitulada “Distribuição espacial, percepção dos ambientes construídos e social e estado nutricional de participantes da linha base de um estudo de coorte”.

O trabalho foi orientado pela Professora Josefina Bressan e coorientado pelos professores Helen Hermana M. Hermsdorff e Fernando Oliveira, todos integrantes da Equipe CUME

A banca de defesa contou, ainda, com a presença do Professor Elpídio Inácio Fernandes Filho, do Departamento de Solos da UFV, especialista em análises espaciais e do Professor Adriano Pimenta da UFMG, também membro da Equipe CUME

A Equipe CUME parabeniza a Ana Luiza pelo excelente trabalho e deseja muito sucesso na continuidade do mesmo.

No dia 19 de novembro de 2018, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem da UFMG, Aline Elizabeth da Silva Miranda, defendeu a primeira Tese de Doutorado do projeto CUME. O trabalho intitulado: "Padrões alimentares e síndrome metabólica em participantes da linha de base da Coorte de Universidades Mineiras (CUME)" foi orientado pelo Professor Adriano Marçal Pimenta.

A, agora Doutora, Aline Elizabeth já publicou um artigo com dados do Projeto CUME, e em breve mais de seus resultados serão publicados para que o Projeto CUME possa contribuir cada vez mais com a ciência e com a sociedade.

A Equipe CUME parabeniza a aluna Aline e todos os envolvidos no projeto.

O Projeto CUME é destaque na Revista International Journal of Epidemiology da Universidade de Oxford, uma das principais revistas de epidemiologia do mundo.

O artigo publicado é um dos resultados da tese de doutorado da aluna Ana Luiza Gomes Domingos, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição, da Universidade Federal de Viçosa, orientada pela professora Josefina Bressan.

O link de acesso ao artigo já está disponível na nossa “Biblioteca”.

Confira também a matéria com o Professor Adriano Marçal Pimenta explicando o conteúdo do artigo. Projeto CUME é destaque na revista International Journal of Epidemiology

A UFMG publicou, nesta terça-feira, dia 24 de julho de 2018, uma matéria sobre o projeto CUME.

Na entrevista, o Professor Adriano Marçal Pimenta, um dos coordenadores do projeto, destaca que a participação dos voluntários nesta pesquisa é primordial para que possa ser compreendido o atual estilo de vida da população do país, de forma a auxiliar na elaboração de políticas públicas mais adequadas à realidade atual brasileira.

O projeto CUME está cadastrando novos voluntários até o dia 31 de julho. Não perca essa oportunidade!

Confira abaixo a matéria completa: Ex-alunos de universidades federais de Minas Gerais podem participar de pesquisa sobre hábitos alimentares

No dia 4 de julho de 2018, a aluna de Iniciação Científica Tatiana Zappa, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado "Excesso de peso e consumo alimentar de adultos jovens graduados (Projeto CUME)" sob orientação da professora Helen Hermana M. Hermsdorff.

A equipe CUME parabeniza a aluna pelo trabalho e agradece à banca examinadora composta pela orientadora Helen Hermana M. Hermsdorff, pela coorientadora Lílian Lelis Lopes e pela professora do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, Leidjaira Juvanhol Lopes.

O Professor Adriano Marçal Pimenta apresentou, no dia 25 de abril de 2018, os resultados preliminares do Projeto CUME, incluindo o artigo publicado sobre a validação da Síndrome Metabólica e seus componentes, os artigos já submetidos para publicação, bem como as dissertações defendidas com os dados do CUME.

A apresentação aconteceu na reunião desta semana do Grupo de Intervenções em Nutrição (GIN), da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que é liderado pelas professoras (e também membros do projeto) Aline Cristine Souza Lopes e Luana Caroline dos Santos.

No dia 23 de março de 2018, a mestranda Rosielle da Costa Farias, do Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria da UFV, defendeu sua Dissertação "Alocação de subamostras representativas com base em covariáveis discretas", sob orientação do Prof. Dr. Fernando Luiz Pereira de Oliveira. Essa metodologia foi utilizada na aleatorização da subamostra do estudo de validação da síndrome metabólica e seus componentes.

A mestranda Gabriela Amorim, aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição da Universidade Federal de Viçosa, defendeu no dia 27 de fevereiro de 2018, sua Dissertação de Mestrado intitulada: "Consumo de vitaminas do complexo B e prevalência de excesso de peso e depressão em brasileiros graduados (projeto CUME)" sob orientação da Prof.ª Dr.ª Helen Hermana Miranda Hermsdorff.

Em breve seus resultados serão publicados e, assim, o Projeto CUME vai contribuindo com a ciência e com a sociedade.

A Equipe CUME parabeniza a aluna Gabriela e todos os envolvidos no projeto.

Nos dias 08 e 09 de dezembro de 2017, as alunas Tatiana (IC), Jéssica (Mestrado) e Lílian (doutorado) estiveram na Associação dos Ex-Alunos (AEA) da UFV, em Viçosa, divulgando o Projeto CUME para quem participou do Baile dos Ex-Alunos da UFV.

A equipe CUME agradece à AEA pela parceria, nossos voluntários pela participação e todos os ex-alunos que estiveram na AEA e dedicaram um tempinho para saber mais sobre o estudo.

Já estamos recrutando novos voluntários para a 2ª onda do projeto que acontecerá no primeiro semestre de 2018! Além disso, quem já participou terá a oportunidade de dar seguimento na pesquisa.

Contamos com a participação de vocês nesta nova etapa!

No dia 26 de outubro de 2017, a bolsista de Iniciação Científica Tatiana Maria Amaral Zappa apresentou o trabalho "Associação entre o consumo de lipídios da dieta e ácidos graxos plasmáticos em participantes da Coorte das Universidades Mineiras (CUME)", no Simpósio de Integração Acadêmica (SIA-UFV, 2017).

A nutricionista Arieta Carla Gualandi Leal, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição (PPGCN) do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, defendeu no dia 08/08/2017, sua dissertação intitulada “Consumo de refrigerantes, doces e açúcares de adição na prevalência de depressão em brasileiros graduados (projeto CUME)", sob orientação da Prof.ª Dr.ª Helen Hermana Miranda Hermsdorff.

No dia 19 de julho de 2017, a aluna do curso de Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto, Taiana Lopes Rangel Miranda, orientada pelo Prof. Dr. Fernando Luiz Pereira de Oliveira, defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado "Estudo para identificação de padrões alimentares em adultos da linha de base da Coorte de Universidades Mineiras (CUME)". Taiana fez uma excelente apresentação, respondeu com muita segurança todas as perguntas durante a arguição e foi aprovada com conceito máximo.

Thatianne Moreira Silva Oliveira, graduada em Nutrição pela UFV, defendeu no dia 14 de julho de 2017, sua dissertação de mestrado em Ciência da Nutrição (UFV) intitulada "Índice Inflamatório da Dieta e prevalência de excesso de peso: análise transversal na Coorte de Universidade Mineiras (CUME). A pesquisa foi orientada pela Prof.ª Dr.ª Helen Hermana Miranda Hermsdorff.

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição (DNS/UFV), Ana Luiza Gomes Domingos, foi recebida na Universidad de Navarra (Pamplona, Espanha) para um estágio de 9 meses financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A aluna acompanhou as projetos desenvolvidos pelo Departamento de Medicina Preventiva y Salud Publica como o Proyecto SUN (Seguimiento Universidad de Navarra), coordenado pelo Prof. Miguel Ángel Martínez González.